Cinema

An  Attic Full of Puppets [Reino Unido]

SÃO LUIZ TEATRO MUNICIPAL – Jardim de Inverno
11 de Maio às 21h30 (Domingo)
Estreia Nacional

Documentário, 45m, 2013 Idioma: Inglês, sem legendagem Produção e realização: Richard Butchins Voz de Frank Mumford enquanto jovem: Robert Styles Câmara: Luke Thomas Douglas, Sophie Somerville, Richard Butchins Edição: Marion Popescu Assistentes de produção: Joseph Butchinsky, Lynn Morris Músicos: Cate Warren (acordeão) Krisztina Kiss (viola) Stephanie Trust (piano) Som: Matt Lewis Consultor na área do teatro de marionetas: Darryl Worby Produtores executivos: Richard Loyd, Rosa Hoskins, Gaia Hannan Transferência de filmes: TK One Duplicação de DVD: TC Soho Imagens de arquivo: Pathe, INA France, Puppet Productions

Após a projecção do filme seguir-se-á uma conversa com Richard Butchins, realizador e autor do documentário.

cinema01 

Um documentário especial do premiado realizador Richard Butchins sobre marionetas e memória, melancolia e alegria. Uma viagem pela vida de Frank Mumford, de 95 anos, um dos maiores mestres do teatro de marionetas, que actuou para as principais cabeças coroadas da Europa.

Frank Mumford vive num pequeno apartamento em Londres, em Notting Hill Gate, desde 1946, rodeado pelas recordações de uma vida bem vivida. Frank é especial, não é um idoso normal, não só por causa do seu estilo de vida independente, uma vez que continua a viver sozinho, enquanto se aproxima dos 100 anos, mas também porque Frank e a sua falecida esposa, Maisie, criaram alguns dos números mais glamorosos para o palco do teatro de marionetas.

No final dos anos 40 e 50 do século XX actuaram nos teatros e espaços de maior prestígio da Europa, como o Moulin Rouge, em Paris, o Hotel Savoy, em Londres, no Sporting Club, em Monte Carlo, entre muitos outros, mas também em Lisboa para uma plateia de 600 espectadores... Fizeram espectáculos para o Duque e a Duquesa de Windsor, para o Príncipe Rainer do Mónaco, o general Franco ofereceu-lhe uma cigarreira de ouro, jantou com Jean Cocteau e riu com Josephine Baker. Frank e Maisie também actuaram em Lisboa para uma plateia de 600 espectadores...

Este documentário conta a história notável de Frank. O passado, o presente e o futuro... uma história de príncipes e marionetas, rivalidades e traições, de alegrias e tragédias.

"Num dia sombrio do mês de Janeiro, conheci Frank Mumford [na altura com 93 anos]. Tinha sido convidado para a sua festa de aniversário por uma amiga em comum. No decorrer da conversa descubro que tem um armário cheio de antigas caixas de filmes - Oh, eu costumava fazer umas coisas no mundo do espectáculo, diz Frank. As velhas caixas tinham filmes antigos com espectáculos para crianças que Frank tinha feito nos anos 60 para a BBC, um filme caseiro filmado em Cannes e em Londres, da década de 50, filmes e anúncios de televisão dos anos 60. Como realizador de documentários, eu sabia que tinha que fazer este filme.”
- Richard Butchins

Frank conta-nos a sua história através deste arquivo fantástico de filmes e fotografias que tem estado escondido num armário, no seu pequeno apartamento há mais de 50 anos. E as suas marionetas? Foram retiradas do sótão, onde estavam guardadas há cerca de 20 anos e voltaram ao palco. Este é um filme sobre um artista maravilhoso que pertence a uma geração perdida de artistas que existiram antes da televisão ter tomado conta do mundo, e que tem também o objectivo de lembrar que os idosos, muitas vezes considerados como um fardo para a sociedade, são, na verdade, um recurso muito valioso. Mas descobrimos ainda que que durante a Segunda Guerra Mundial foi prisioneiro de guerra...

“Frank faz-nos esquecer que estamos a ver um boneco com fios. Mesmo actualmente, nas raras ocasiões em que manipula uma das suas belas marionetas, o resultado é fantástico, Frank consegue dar vida a um objecto instantaneamente.”
- Richard Butchins

"Eu construí a Zizi em 1947. Foi modelada e inspirada em fotografias de Lana Turner e Gypsy Rose Lee. Com cerca de 66 centímetros de altura, Zizi provou ter um sucesso imediato com o público. A Watch Committee proibiu-a em 1950, quando nos apresentámos no Birmingham Hippodrome - por beijar membros masculinos da plateia - fez logo grandes manchetes de notícias e aumentou muito a nossa receita e o lucro daquele ano!"
- Frank Mumford

cinema02 cinema03 cinema04

BIO

Richard Butchins é um premiado realizador de documentários, fotógrafo e jornalista de investigação. O seu primeiro romance, “Pavement”, será publicado brevemente pela Cutting Edge Press.

Richard contraiu poliomielite quando era criança, o que o deixou parcialmente paralisado. Sempre teve uma tendência para as artes visuais, e ganhou diversos concursos de pintura com a idade de 6 anos. Estudou Arte em Londres, viveu em Paris quando era artista de rua e vagueou por várias cidades europeias, até acabar novamente em Londres, a trabalhar na indústria da música, mas depressa se cansou de fazer isto, pois "não tinha qualquer narrativa". Tornou-se fotógrafo freelancer, cobriu os conflitos no Médio Oriente e na Irlanda do Norte, trabalhou para os jornais The Observer, Sunday Times e The Guardian, entre outros. Sem dar por isso, estava a desenvolver e a realizar documentários na indústria de televisão do Reino Unido. Vive em Londres e não tem um gato.

An Attic Full of Puppets from Marian Popescu on Vimeo.

 

 

 

 

 

 

 

[ video ]

Sem comentários: