FIMFA Lx14

FIMFA Lx14 - Festival Internacional de Marionetas e Formas Animadas
7 a 25 de Maio de 2014

O Grande Palco da Arte das Marionetas volta a encher Lisboa na sua 14ª edição!
Elefantes, robótica, sombras de objectos abandonados, marionetas hiper-realistas, um verdadeiro cocktail explosivo sobre os grandes temas da humanidade...

fimfa14

“Nós criamos robots por razões poéticas.” - Amit Drori

“A principal característica dos marionetistas é a crença na vida oculta das coisas. Um pedaço de papel amarrotado, uma cadeira de cozinha, uma caixa ou um livro podem parecer respirar nas suas mãos. Outra característica marcante (...), é a criatividade visual que desejam expressar em termos cénicos. Olham para um texto através do prisma das imagens em movimento; vêem camelos nas nuvens, bailarinos em narcisos, um homem velho num saco de lixo preto ou lobos nas paredes.” - Penny Francis

"Enquanto um actor luta para morrer no palco, as marionetas lutam para viver e é por causa desta luta que o público é capaz de criar empatia com elas." - Adrian Kohler, Handspring Puppet Company

A Tarumba - Teatro de Marionetas realiza em Lisboa, 7 a 25 de Maio, a 14ª edição do FIMFA Lx - Festival Internacional de Marionetas e Formas Animadas, com direcção artística de Luís Vieira e Rute Ribeiro. Um projecto multidisciplinar de dimensão internacional, empenhado desde a primeira edição na promoção, divulgação e reconhecimento de uma área específica de expressão artística: o universo das formas animadas. Os espectáculos programados revelarão a múltipla presença da marioneta nas artes cénicas de vários países, numa perspectiva maioritariamente contemporânea.

O FIMFA Lx afirmou-se nacional e internacionalmente, desde 2001, como um espaço de programação contemporânea, inovadora e alternativa, que se desenrola a partir de critérios rigorosos de qualidade e reconhecido mérito artístico. É sustentado por um conjunto amplo de parcerias de programação, apresentando as formas contemporâneas de teatro de marionetas para um público adulto, mas não esquecendo o seu contraponto com as mais tradicionais.

Maio é o mês do FIMFA! Durante dezanove dias Lisboa será de novo o grande ponto de encontro internacional do teatro de marionetas e formas animadas. São nossos convidados cerca de catorze companhias e criadores, provenientes de diversos países, como a Alemanha, França, Espanha, Finlândia, Holanda, Noruega, Israel, Reino Unido e Portugal. Estão previstas cerca de cinquenta representações que envolvem espectáculos de sala, de pequenas formas e de rua. É ainda desenvolvida uma componente laboratorial e experimental, que permite a aproximação e troca de experiências entre criadores, bem com um conjunto de actividades complementares.

A 14ª edição tem o apoio do Governo de Portugal / Secretário de Estado da Cultura - Direcção-Geral das Artes e envolve, mais uma vez, um conjunto de parcerias fundamentais para a sua realização, com alguns dos mais importantes agentes culturais da cidade, destacando-se a que se realiza com a EGEAC e as co-produções com o Teatro São Luiz, o Teatro Maria Matos, o Museu da Marioneta, o Teatro Nacional D. Maria II, o Centro Cultural de Belém - Fábricas das Artes, para além dos apoios e parcerias com a Câmara Municipal de Lisboa, o Teatro Meridional, entre outros. Este ano o FIMFA realiza ainda uma nova parceria, com um novo espaço de apresentação, o Teatro Taborda.

Um programa composto por novas criações, portuguesas e internacionais, quase todas estreias nacionais, que abordam temas como a memória, a separação, o amor, o terrorismo, a morte, o medo, a alegria, a partir de formas, técnicas e propostas estéticas muito diferentes entre si, mas com pontes de ligação bastante singulares, numa perspectiva de transversalidade artística, estabelecendo ligações entre a marioneta e outros campos artísticos. Jovens e reputados artistas que mergulham na mitologia e nas grandes sagas e que se apropriam da liberdade criativa do teatro de marionetas.

Ao apresentarmos o programa da 14ª edição não podemos deixar de compartilhar o facto de a sua organização ter sido das mais difíceis desde que o FIMFA teve o seu início, a determinada altura pareceu-nos mesmo que seria impossível a sua realização. Nestes tempos difíceis há que saber equacionar e redimensionar perante um orçamento muito inferior ao das edições anteriores.

Elaborámos um festival que persevera os seus objectivos e que mostra que a marioneta é uma arte em plena evolução. Em cada época o Homem tem projectado na marioneta as suas preocupações, reivindicações, desejos e sensibilidade, os seus artistas conseguem levar-nos para paragens de sonho e também para dentro de nós próprios, ou seja, a marioneta como um espelho de diferentes visões do mundo.

Transformadores, renovadores, inventores de objectos e de ideias, revolucionários... diferentes criadores revelam a imaginação e a riqueza deste campo artístico, que continua a explorar terrenos novos e imprevistos, em dialéctica com outras formas de arte.

Um toque de loucura, uma boa dose de humor, actores extraordinários, temas perturbantes e marionetas, uma combinação fantástica sobre a vida e a arte vai desfilar perante os nossos olhos, num festival desenhado para nos intrigar, inspirar e levar numa viagem sem preconceitos pelo universo do movimento e da imagem.

Sejam bem-vindos ao FIMFA Lx14!

Sem comentários: