Teatro de Ferro [Portugal]

“Uma Aventura no Espaço”

SÃO LUIZ TEATRO MUNICIPAL - Palco da Sala Principal
10 de Maio às 19h (Sábado) | 11 de Maio às 17h30 e 19h30 (Domingo)

Criação e interpretação: Carla Veloso, Igor Gandra Autoria canções: Regina Guimarães Música, composição e interpretação (piano): Fátima Fonte Cenografia: Igor Gandra Marionetas e realização plástica: Eduardo Mendes, Hernâni Miranda Oficina de construção: Teatro de Ferro, Américo Castanheira - Tudo Faço, Ana Ferreira, Ricardo Graça Fotografia de cena: Susana Neves Desenho de luz e direcção técnica: Mariana Figueroa Direcção de produção: Carla Veloso Co-produção: Teatro de Ferro e Centro Cultural Vila Flor Estrutura financiada por: Governo de Portugal | Secretário de Estado da Cultura - DGArtes Técnica: Manipulação à vista Público-alvo: Público escolar 8-14 anos de idade e público em geral a partir dos 6 anos  Duração: Aprox. 75 min. Idioma: Português

aventura01

Nesta Aventura no Espaço os espectadores serão acompanhados por dois actores e uma pianista, e com eles viverão as aventuras de uma menina que, dominada pela curiosidade e motivada pela descoberta, fará uma inesquecível viagem espacial. Carla Cosmonauta é o seu nome, e esta menina, que por acaso é uma marioneta, vai atravessar uma grande diversidade de espaços e situações, tudo isto para nos fazer pensar sobre as diferentes acepções e representações do Espaço. O espaço da cidade, o espaço da natureza, o espaço da intimidade e das emoções entre as pessoas e, é claro, o grande espaço desconhecido – o cosmos.

Ao longo da história, a pintura, a dança, a arquitectura, o cinema e tantas outras artes e saberes dizem-nos muito sobre o modo como o espaço tem sido vivido e imaginado. Uma Aventura No Espaço é também uma viagem que percorre muito rapidamente algumas destas leituras, como numa aula mas em jeito de jogo, com acção e canções à mistura.

Este espectáculo acontece num dispositivo cénico que contém o espaço da cena e o espaço do público - quer dizer, a plateia está no palco e o palco, por vezes, na plateia! Parece uma nave espacial do passado disfarçada de futuro e com ares de objecto voador não identificado, mas só à primeira vista, porque também faz lembrar um carrossel, um half-pipe ou aqueles teatros gregos antigos.

É também por isso que, ao habitar este espaço, propomos ao nosso estimado público que nos ajude a pensar sobre o modo como o vivemos, como o fazemos individual e colectivamente. A nossa Carla Cosmonauta visitará o nosso planeta azul, ou seremos nós que estamos a visitar o seu? Será que vivemos mesmo todos no mesmo planeta?

aventura02 aventura03
aventura04 aventura05

BIO

O Teatro de Ferro surgiu em 1999. Criado inicialmente como um rótulo para as criações de Igor Gandra e Carla Veloso, o projecto foi evoluindo gradualmente para a condição de estrutura profissional de criação.
A escolha deste nome, Teatro de Ferro, pressupõe uma noção de matéria primordial, resistente e ao mesmo tempo mutável: este processo de transformação continua a inspirar o grupo. O trabalho da Companhia tem sido desenvolvido no campo do teatro de e com marionetas e objectos. É um projecto que assenta numa lógica de investigação em que a marioneta tem assumido um valor matricial, nas suas hibridações possíveis, tentadas e tentadoras. As relações, do corpo-intérprete com o objecto manipulado e a implicação de cada espectador na construção desta relação, são linhas de reflexão transversais à prática artística do TdF. Os espectáculos realizados devem ser inscritos nas formas teatrais e dramatúrgicas que colocam a palavra num plano de igualdade em relação a outras linguagens e a promoção da dramaturgia contemporânea portuguesa é um traço caracterizador do seu projecto artístico, pelo que a companhia tem trabalhado principalmente com textos originais de autores portugueses.
O TdF tem vindo a alcançar públicos heterogéneos e as parcerias improváveis, a procura de contextos alternativos aos circuitos das artes do espectáculo, a intensa actividade itinerante, a criação destinada aos mais jovens e os projectos de acção cultural são os gestos mais claros no percurso da companhia.

[ video ]

Sem comentários: