TJP – Centre Dramatique National d’Alsace Strasbourg [França]

“Actéon Miniature”

MARIA MATOS TEATRO MUNICIPAL
16 e 17 de Maio às 21h30 (Sexta e Sábado)
Estreia Nacional

Encenação: Renaud Herbin Intérprete: Carine Gualdaroni Marionetas: Paulo Duarte Colaboração artística: Julika Mayer, Christophe Le Blay Espaço: Mathias Baudry Desenho de som: Morgan Daguenet Desenho de luz: Fabien Bossard Técnicos: Pascal Mazeau, Louis Guerry Construção: Christian Rachner Direcção de cena: Thomas Fehr Fotografias: Benoit Linder Produção: TJP – Centre Dramatique National d’Alsace Strasbourg Co-produção: La Filature, Scène Nationale de Mulhouse. LàOù marionnette contemporaine, L’Arc, Scène Nationale du Creusot Apoios: Institut Français Técnica: Mista Público-alvo: +12 Duração: 45 min. Idioma: Sem palavras

acteon01

Inspirado num mito grego presente nas Metamorfoses de Ovídio, Actéon Miniature descreve a história de uma iniciação. O jovem caçador Actéon, quase a tornar-se adulto, confronta-se consigo próprio e com os seus desejos transgressivos.

Após um longo dia de caça, Actéon vagueia pela floresta, perde-se e entra numa zona interdita aos homens, surpreendendo Diana, a deusa da Natureza, na intimidade do seu banho. Furiosa, a deusa caçadora transforma-o num veado, que é dilacerado pelos seus próprios cães. Actéon Miniature narra um encontro impossível, uma fábula iniciática em que o humano se confronta com o divino, num desfecho trágico.

A nova criação de Renaud Herbin, director do TJP - Centre Dramatique National d’Alsace Strasbourg, é um espetáculo deslumbrante que cruza o teatro de marionetas, a dança e um ambiente sonoro mágico para refletir sobre a imagem e a matéria.

“Há um trabalho de escrita muito preciso entre a acção, o som e a luz. Nos meus espectáculos, gosto de deixar espaço para a imaginação dos espectadores, de forma a que cada um possa contar a sua própria história. Isto é o que há de mais belo nas artes do espectáculo.”
- Renaud Herbin

“Ritmo subtil, precisão e inegável exigência estética (...). O animal materializado pelo marionetista Paulo Duarte, irá caminhar até desaparecer completamente num belo jogo de luz (...) esteticamente é incontestável.

Actéon demonstra um perfeito domínio da estética, este espectáculo anuncia em Renaud Herbin, a promessa de um arauto do mito, criador e também programador, que não deixou de nos surpreender agradavelmente.”
- Angélique Lagarde, Kourandart

acteon02

BIO | Renaud Herbin

Renaud Herbin fez a sua formação na École Supérieure Nationale des Arts de la Marionnette de Charleville-Mézières (ESNAM), em 1999. Fundou com Julika Mayer e Paulo Duarte a companhia LàOù - marionnette contemporaine. Encenou e interpretou os seguintes espectáculos Pygmalion miniature (2011), Lopin (2008), Mitoyen (2006), Vrai! Je suis très nerveux (2003), Détails, Les grands poissons mangent les petits (2002), Petits Chaos (2000) e Un Rêve (1999). Entre 2003 e 2008 desenvolveu o projecto Centres Horizons com o cineasta Nicolas Lelièvre: espectáculos e filmes de animação em torno de questões sobre o urbanismo nas cidades de Rennes, Buenos Aires, Berlim (Villa Médicis Hors-les-murs 2004). Através das suas próprias produções e inúmeras colaborações artísticas (co-encenações com Frédéric Fisbach, Robert Cantarella, Julie Bérès, Charlotte Nessi), mistura o teatro, a ópera, a escrita contemporânea e a dança, desenvolvendo uma linguagem visual singular, que coloca no centro da sua abordagem a ideia da manipulação, entendida como algo que liga os campos artísticos. Neste sentido, as suas criações contam com a presença de marionetas, actores, bailarinos, sons e imagens em interacção no palco.
É desde Janeiro de 2012 director do TJP - Centre Dramatique National d’Alsace Strasbourg.

Sem comentários: