WHS [Finlândia]

“Lähtö / Départ”

SÃO LUIZ TEATRO MUNICIPAL
7 e 8 de Maio às 21h (Quarta e Quinta)
Espectáculo de abertura do FIMFA Lx14 | Estreia Nacional

Encenação: Kalle Nio Coreografia: Vera Selene Tegelman, Kalle Nio Intérpretes: Kalle Nio, Vera Selene Tegelman Figurinos: Mila Moisio, Kaisa Rissanen Música e desenho de som: Samuli Kosminen Desenho de Luz: Jere Mönkkönen Vídeos: Matias Boettge, Kalle Nio Técnicos de palco: Leena Nio, Kaisa Rissanen Fotografias: Tom Hakala Produção: WHS Apoios: Les Migrateurs / Associés pour les Arts du Cirque, The Finnish National Theatre, Kone Foundation, The Finnish Cultural Foundation, Arts Promotion Centre Finland, Alfred Kordelin Foundation, CircusInfo Finland Técnica: Objectos, vídeo, magia, dança Público-alvo: +12 Duração: 60 min. Idioma: Sem Palavras

whs_01

Lähtö / Départ é a mais recente produção da companhia de novo circo e teatro visual WHS, encenada pelo mágico e artista visual Kalle Nio, onde cria um universo em que o circo, a magia, a dança, o guarda-roupa, o teatro de objectos e as artes visuais se misturam para prestarem tributo ao cinema a preto e branco, aos filmes de Michelangelo Antonioni e aos mestres de magia do século XIX.

Um homem e uma mulher estão sentados numa elegante sala. Têm uma relação complicada, afastaram-se um do outro e agora tentam esconder a realidade, flutuando num mundo cheio de imagens e ilusões. Tudo está em constante mudança, o ambiente combina humor, teatro do absurdo e os pensamentos e sentimentos são expressos através dos movimentos e das roupas, que têm vida própria.

Lähtö (partida) é um retrato atípico de um tema comum, um casal separado. A cenografia e as cortinas de cena são constantemente levantadas, ajustadas e puxadas, projecções vídeo em grande escalaaumentam ainda mais o seu efeito visual, os próprios móveis no palco transformam-se em construções que parecem desafiar a lei da gravidade, criando um espaço instável que lembra a incerteza do relacionamento do casal. Por vezes, as paredes de umacasa de vidro partem-se em mil pedaços e o mundo tem de ser reconstruído a partir do zero.

Um trabalho fascinante com uma mestria incrível que nos faz duvidar do que vemos, lançando-nos numa atmosfera misteriosa onde o humor e a tragédia se sucedem, e que nos hipnotiza perante a beleza de imagens que invadem o imenso palco. Uma fusão surrealista num mundo de sonho onde cada momento é embalado com os sentimentos da partida e da saudade.

“Kalle Nio - mágico, artista e encenador - criou uma peça de magia contemporânea que nos faz ficar de boca e olhos bem abertos. Principalmente, é claro, com as acrobacias habilmente executadas que provocam surpresa, como quando Kalle Nio e Vera Selene Tegelman equilibram painéis maciços de vidro numa mão ou lutam com camisas vivas (...). As tempestades sublimes e a chuva são mais poéticas do que os fenómenos climatéricos reais (...).. Paisagens, que poderiam ser assinadas pelo artista romântico Caspar David Friedrich, criam um ousado contraste com o guarda-roupa inspirado nos anos 50 e com as sequências que poderiam ter saído de filme a preto e branco (...).”
- Isabella Rothenberg, Hufvudstadsbladet

“Este trabalho inspirou-se nos filmes de Michelangelo Antonioni e nas relações condenadas aí existentes. Há também ecos de filmes mudos melodramáticos, de coreografias de Pina Bausch e até de composições e imagens minimalistas dos filmes de Aki Kaurismäki (...).
Lähtö está cheio de ilusões encantadoras e surpresas emocionantes. Óculos que gotejam, toalhas que escorregam para fora das mesas e uma camisa que maltrata quem a tenta passar a ferro. Uma parte central do espectáculo é desempenhada pelas roupas que, de uma forma impressionante, se movem sobre os artistas no palco e se transformam em pessoas, sentimentos, estados de espírito e memórias (...).
- Eeva Kemppi, Turun Sanomat

whs_02 whs_03 whs_04

BIO

WHS é uma companhia finlandesa de teatro visual e novo circo. Os seus espectáculos têm sido considerados inovadores pela forma como misturam diversas áreas artísticas, e já surpreenderam o público lisboeta em edições anteriores do FIMFA com a qualidade do seu trabalho na correlação entre imagens reais e virtuais. O grupo já actuou com as suas criações por todo o mundo, em mais de trinta países, nos mais importantes festivais de teatro, teatro de marionetas e novo circo.

Kalle Nio é mágico e artista visual. No seu trabalho examina os novos tipos de expressão que a imagem vídeo fornece e as suas capacidades relacionadas com o tempo e o espaço.
Estudou artes visuais na The Finish Academy of Fine Arts. Como mágico, especializou-se em desenvolver novos truques e novas formas de magia. As suas invenções têm aparecido nas publicações profissionais mais importantes de magia, como a “Magic-Magazine”. Em 2000 ganhou o terceiro prémio no campeonato mundial de magia (FISM) na categoria de invenções.
Paralelamente trabalha como realizador, editor e animador em programas de televisão, anúncios e curtas-metragens.

Samuli Kosminen é um dos maiores percussionistas da Finlândia. Kosminen tem colaborado com artistas como Kronos Quartet, Valgeir Sigurðsson, Jónsi (dos Sigur Rós), KTU, Emiliana Torrini, entre muitos outros. Na última década, os seus principais colaboradores foram a banda islandesa Múm e Kimmo Pohjonen. Com o duo Kluster e com Pohjonen actuou na Europa, Japão e América. A dupla Pohjonen / Kosminen fazia parte da banda original KTU com Trey Gunn e Pat Mastelotto (King Crimson) e compôs a premiada banda sonora para o filme “Jade Warrior”. Com os Múm gravou quatro álbuns e viajou pela Europa, América, Austrália e Japão.

Mila Moisio e Kaisa Rissanen são conhecidas pela sua marca de roupa finlandesa, Tauko. Concebem figurinos para vários artistas, espectáculos de teatro, novo circo e instalações. O seu trabalho, concebido com materiais reciclados muitas vezes inovadores, com novas técnicas e preocupações ambientais e sociais, tem inspirado novas formas de desenhar e confeccionar roupa.

Vera Selene Tegelman é formada pelo Department of Dance da Theatre Academy Helsinki. Enquanto estudante trabalhou como bailarina com vários coreógrafos, como Virva Talonen, Heli Meklin, Tommi Kitti and Teemu Kyytinen. Após a sua formação tem participado em produções das companhias Tsuumi e Glims & Gloms e as suas últimas colaborações foram com as coreógrafas Elina Pirinen e Milla Koistinen.

Sem comentários: