Teatro de Marionetas do Porto [Portugal]

“Pelos Cabelos”

MUSEU DA MARIONETA
17 de Maio às 16h (Sábado) | 18 de Maio às 11h30 (Domingo)

Encenação e cenografia: Isabel Barros Textos: Edgard Fernandes, Isabel Barros e Rui Queiroz de Matos Marionetas: Sandra Neves, a partir das ilustrações de João Vaz de Carvalho Música e Animação: coletivo HUSMA (João Apolinário, Nuno Cortez e Pedro Cardoso) Desenho de luz: Alexandre Vieira Interpretação: Edgard Fernandes e Rui Queiroz de Matos Produção: Sofia Carvalho Operação de luz e som: Cláudia Valente Construção de marionetas: Sandra Neves (coordenação), Nuno Guedes, Teresa Dantas e Rita Silva (estagiária) Construção cenográfica: Américo Castanheira, Tudo-Faço Agradecimentos: Ensemble, Escovaria de Belomonte Estrutura financiada por: Governo de Portugal | Secretário de Estado da Cultura - DGArtes Técnica: Manipulação à vista Público-alvo: +4 Duração: 40 min. Idioma: Português

porto01 

A partir das ilustrações Pelos Cabelos, de João Vaz de Carvalho, o Teatro de Marionetas do Porto cria um espectáculo habitado por personagens insólitas, de olhares ausentes e alucinados, onde o humor e o absurdo se fundem para mais uma experiência com muitas marionetas. Em Pelos Cabelos, actores e marionetas habitam um lugar algures, um Lá, lugar distante quase extra terreno, onde há histórias de cabelos que nunca são cortados, que não param de crescer, que criam laços e muitas, muitas, muitas ligações.

Sobre Pelos Cabelos
“João Vaz de Carvalho desenhou e o Teatro de Marionetas do Porto (TMP) leva à cena. Em Pelos Cabelos, há figuras insólitas, de olhares ausentes e alucinados. Atores e fios a dar movimento e alma às marionetas, numa peça onde humor e absurdo se fundem, para uma experiência mágica com bonecos. Um espetáculo pensado para miúdos, mas a que os adultos vão querer assistir. Só assim poderão conhecer um lugar algures, um ‘lá’ distante, um universo à parte, no qual há histórias de cabelos que crescem sem nunca serem cortados para criar laços e inúmeras ligações.”
- Susana Silva Oliveira, Visão - Sete Norte

porto02 porto03 porto04 porto05

BIO

O Teatro de Marionetas do Porto constitui-se em 1988 e, numa primeira fase, centra a sua actividade na criação de espectáculos que resultam da pesquisa do património popular. Desta fase, destaca-se o estudo e reconstituição da velha tradição portuguesa do Teatro Dom Roberto. A partir das raízes, a companhia começa a progredir, ao longo de diversas criações com um certo cariz experimental, no sentido da procura de elementos de modernidade na marioneta. "Exit" (1998) é o espectáculo que mais claramente consolida este rumo.
A prática teatral da companhia, actualmente, revela uma visão não convencional da marioneta, conceito aliás continuamente actualizado, e o entendimento do teatro de marionetas como uma linguagem poética e imagética evocativa da contemporaneidade. Procuram-se encontrar novas formas de concepção das marionetas, no limite objectos cinéticos, e novas possibilidades de explorar a gramática desta linguagem teatral, no que diz respeito à interpretação e à relação transversal com outras áreas de expressão como a dança, as artes plásticas, a música e a imagem.
Os 38 espectáculos criados até hoje pelo TMP destinam-se ou a público adulto ou a público jovem e a actividade da companhia divide-se entre as apresentações na cidade do Porto, onde ao longo dos anos criou uma forte corrente de público, e uma intensa actividade de itinerância no país e no estrangeiro.
Após a morte de João Paulo Seara Cardoso (1956-2010) Isabel Barros assumiu a direcção artística da companhia.
Actualmente, o TMP está empenhado num importante projecto, o Museu de Marionetas do Porto, sedeado no centro histórico da cidade do Porto e que constitui uma mostra pública do importante acervo reunido ao longo dos anos.

Sem comentários: